top of page
  • contato475414

#O mito do perfil empreendedor

Tempo de leitura: 4 minutos

Como ser um empreendedor bem sucedido? Este é o segredo que todos gostariam de saber né?! Mas, não existe segredo. A chave da felicidade tem nomes, tais como trabalho e sorte.


frases-famosos-silvio-santos-2-600x360

É claro que você não vai apenas trabalhar e esperar tropeçar com a sorte. Não se esqueça de um detalhe tão importante quanto: estudar!

Sim, é claro. Estudar o mercado, as novidades tecnológicasnovas soluções de comunicação, tecnologia e empreendedorismogestão de negócios, economia de mercado, e por aí vai.

Aprender a se relacionar com as pessoas é um dos maiores desafios de um bom empreendedor. Acredite, a comunicação é uma arte dificílima! Imagine para alguém que gerencia pessoas e negocia com clientes, muitas vezes, intolerantes? Um desafio humano!

O mito do perfil empreendedor


empreendedorismo digital

Segundo uma pesquisa do Sebrae (ver infográfico abaixo), 70% dos empreendedores iniciam suas atividades ao vislumbrar uma oportunidade de negócio. Ou seja, muitas vezes, é sorte, meu amigo! Questão de estar no lugar certo e na hora certa.

A grande maioria dos empreendedores abrem uma negócio por necessidade e não tem curso superior, ou seja, são formados pelo mais potente de todos os métodos de ensino, a faculdade da vida!

Muitos dizem que para ser empreendedor tem que ter perfil. Ora, é claro. Mas, perfil é algo que se constrói, não é uma coroa pronta que nasce na cabeça das pessoas.

Estudar, conversar com quem entende de negócios e criar necessidades, como diria O Lobo de Wall Street. Eis alguns métodos que podem ajudar a construir o perfil de um empreendedor. E, naturalmente, aliar conhecimentos técnicos com a área pretendida.

Quando o empreendedor tem profundo conhecimento prático e técnico sobre o ramo de negócio em que irá atuar, pode desfrutar de vários privilégios, tais como uma boa oferta de produtos e serviços, com diferenciais que se destacam dos outros negócios do ramo.

Paixão


qualidades de um bom empreendedor

Paixão é o que move um grande empreendedor e não apenas a fome de dinheiro. Paixão pelo trabalho, pelo estudo, pela arte de negociar, pelo ramo de atuação. Paixão por mover o mundo. Por transformar.

Diversas pesquisas apontam que a característica das novas gerações, tais como a geração Y, é a vontade de interferir no mundo, transformar a sociedade e a si mesmo, fazer atividades prazerosas, que tenham significado para suas vidas. É um novo mundo, de novos empreendedores.

Cair na real


mulher empreendedora

É claro que a sorte também anda junto com o empreendedor. Heike Batista que o diga! Só que a sorte nem sempre é aliada da realidade… Bem, esta é a parte chata, meio triste. É comum ouvirmos falar para nunca desistirmos dos nossos sonhos. Mas, e se eles não forem bons para nós como imaginamos?

Clarice Lispector disse certa vez que “desistir é uma revelação”. Uma revelação de novos horizontes que podem se abrir, de novos conhecimentos, novas formas de viver e negociar.

O professor e consultor de negócios, Alexandre Aquino, disse em um dos seus artigos, que o desprendimento é uma das características de um bom empreendedor. “O empreendedorismo é acompanhado de uma capacidade ímpar de dedicar-se a um tipo de negócio, aprofundando-se, cada vez mais, em todas as suas etapas e processos. Ao mesmo tempo, deve ser acompanhado por uma capacidade de desprendimento do próprio sonho, na medida em que o mesmo não mostrar-se viável ou lucrativo. O empreendedor de sucesso é como um jogador profissional, o qual envolve-se profundamente nas partidas que pretende disputar, mas nunca a ponto de perder a lucidez e a capacidade de avaliar os riscos aos quais está submetendo-se.”

Uma casa bem arrumada


comunicacao interna

Muitos empreendedores cometem um erro fatal. Eles investem muito lá fora e esquecem-se de investir dentro da empresa, em equipe, infraestrutura, etc. Uma equipe insatisfeita é um terrível tiro no pé. Falta de recursos materiais também pode ser uma significativa perda de ganhos.

Uma empresa bem estruturada tem uma comunicação interna eficiente. A comunicação interna não deve ser apenas procedimentos formais. Pelo contrário, ela deve ser informal. Por quê? Quando falamos de comunicação, falamos de pessoas, e não de máquinas com procedimentos eletrônicos.

Valorizar os colaboradores e dar oportunidade de expressarem suas ideias, sentimentos e sonhos pode atrair bons profissionais no futuro. E o alarmante é que grandes empresas, no Brasil, costumam falhar neste aspecto. Em breve traremos um artigo sobre este assunto.

Agora, conheça o perfil do empreendedor brasileiro, neste infográfico, produzido pelo Sebrae:


infografico6_Perfil_empr_Brasileiro

Fonte: http://www.aprimorar.com/o-mito-do-perfil-empreendedor

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page